Vaticano vai beatificar papa Paulo VI em outubro

O Vaticano informou neste sábado que a cerimônia de beatificação do papa Paulo VI foi marcada para 19 de outubro, após o reconhecimento de um milagre atribuído a ele. Esse é o primeiro passo para a elevação do pontífice, morto em 1978, à santidade.

AE, Agência Estado

10 Maio 2014 | 10h33

O aparente milagre identificado pela Congregação para as Causas dos Santos - órgão da Igreja Católica responsável pelos processos de santificação - foi a cura de um feto que estava com uma doença relatada pelos médicos como incurável.

Paulo VI, nascido Giovanni Montini na Itália em 1897, governou a Igreja Católica entre 1963 e 1978. Ele foi o responsável por dar continuidade ao Concílio Vaticano II, encontro das autoridades eclesiásticas convocado pelo antecessor João XXIII e que tinha como objetivo modernizar o catolicismo.

O papado dele foi marcado por seus esforços para buscar laços mais estreitos com outras denominações cristãs, mas sua encíclica Humanae Vitae, de 1968, foi controversa em falar da proibição de todas as formas de contracepção artificial.

O trâmite da Igreja Católica exige que um milagre seja reconhecido para que haja a beatificação e dois milagres para a elevação à santidade. Fonte: Dow Jones Newswires.

Mais conteúdo sobre:
Vaticano Paulo VI beatificação

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.