Vázquez tem 47,2% dos votos no Uruguai até o momento

O candidato Tabaré Vázquez, da Frente Ampla, lidera as eleições presidenciais no Uruguai, realizadas no domingo, de acordo com resultados preliminares. Com 90% das urnas apuradas, Vázquez teve 47,2% dos votos, segundo autoridades eleitorais locais.

Estadão Conteúdo

27 de outubro de 2014 | 18h21

O resultado final das eleições para presidente e para o parlamento deve ser publicado durante a semana. Será realizado um segundo turno, em 30 de novembro, se nenhum dos candidatos à Presidência obtiver a maioria absoluta dos votos.

Neste caso, Vázquez vai enfrentar Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional, que teve 30,5% dos votos, até o momento. O candidato do Partido Colorado, Pedro Bordaberry, ficou em terceiro lugar, com 12,7% dos votos.

Para o diretor da consultora de pesquisa Factum, Eduardo Bottinelli, "é muito difícil reverter esses resultados. Esse cenário é muito favorável à vitória de Vázquez".

O atual presidente, Pepe Mujica, vai integrar o Senado quando sair do cargo, em 1º de março.

Em relação À composição parlamentar, a Frente Ampla está na iminência de manter a maioria no Congresso. A coligação ganhou 15 dos 30 assentos no Senado e uma vitória Vázquez pode pender a balança em seu favor, porque o vice-presidente preside o Senado. Não está claro, contudo, se a Frente Ampla vai manter as 99 cadeiras na Câmara dos Deputados.

"Se eles alcançaram a maioria vai ser por uma margem muito pequena", afirmou Bottinelli, que acrescentou que a diferença pode ser de apenas um voto. Fonte: Dow Jones Newswires.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.