Velório de Kirchner é prorrogado por decisão de Cristina

Presidente quer dar oportunidade para que todos se despeçam do ex-líder peronista

Efe

29 de outubro de 2010 | 12h22

Argentinos fazem fila para se despedir do ex-presidente.

 

BUENOS AIRES - O velório do ex-presidente da Argentina Néstor Kirchner foi prolongado nesta sexta-feira, 29, por conta da multidão que aguardava do lado de fora da Casa Rosada para dar adeus ao peronista. Kirchner morreu na quarta-feira após sofrer uma parada cardíaca.

 

Veja também:

video Vídeo: Ariel Palácios comenta morte de Kirchner

lista Análise: Sucessão de Cristina se torna imprevisível

especialEspecial: A trajetória política do ex-presidente

mais imagens Galeria de fotos: Argentina em luto

lista Perfil: de líder estudantil à presidência da Argentina

 

O velório, que deveria acabar às 10 horas locais (11 horas em Brasília), quando completaria 24 horas. Por decisão da presidente Cristina Kirchner, viúva de Néstor, a cerimônia seguirá por algumas horas a mais antes de o corpo ser transportado para Rio Gallegos, cidade natal do ex-presidente, onde ocorrerá o enterro.

 

Durante o período em que ocorreu o velório, milhares de pessoas prestaram homenagem a Kirchner. A Praça de Maio, onde fica a Casa Rosada, em Buenos Aires, foi tomada por filas de argentinos que queriam se despedir do ex-presidente considerado o responsável por tirar o país de uma de suas piores crises econômicas no início da década.

 

Kirchner governou a Argentina de 2003 a 2007, quando foi sucedido por sua esposa. Desde então, atuou como deputado e líder do Partido Justicialista (peronista). Neste ano, foi nomeado secretário-geral da União das Nações sul-americanas (Unasul). Ele era tido como um possível candidato nas eleições presidenciais de 2011.

Tudo o que sabemos sobre:
KirchnervelórioArgentinaCristinaluto

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.