Vendas em supermercados e shoppings despencam

A crise econômica argentina está serefletindo claramente no consumo. Em 2001, as vendas emsupermercados caíram 5,7% em relação ao ano anterior. No mesmoperíodo, o faturamento dos shopping centers despencou 16,4%. Segundo o Instituto Nacional de Estatísticas e Censos (Indec),tanto no caso dos supermercados quanto no dos shoppings, o mêsde maior queda das vendas foi dezembro passado, historicamente omelhor para o comércio no país. Nos supermercados a retração foi de 14,4% e nos centroscomerciais de 35,2%. O faturamento das grandes redes em 2001 ficou em 13,508bilhões de pesos. É o mais baixo desde 1996 e bem distante dos14,592 bilhões de pesos de 1998, ano recorde para o setor naArgentina. "Em 1996, o total a dividir era praticamente igual ao atual,mas havia menos concorrência. Além disso, foram investidos maisde US$ 5 bilhões, que será muito dificil recuperar,principalmente depois da desvalorização do peso", disseGuillermo Oliveto, diretor da consultora CCR, ao jornal LaNación. Previsões indicam que as vendas em janeiro cairão ainda mais.Segundo uma pesquisa que mede as expectativas do setor, osempresários acreditam que as vendas do primeiro mês de 2002serão 27% menores do que as de dezembro, o que projeta uma quedade 14,6% nos últimos 12 meses. Segundo outra pesquisa, feita pela consultora AC Nielsen, oresultado foi ainda pior: o setor terminou o ano com uma quedade 9,7%. Só em dezembro, as vendas de alimentos e bevidas nasgrandes redes caíram 18%. De acordo com esse levantamento, nos shoppings as vendascaíram 35,2% em dezembro, em comparação com mesmo mês do ano2000. As vendas totais do setor atingiram 1,503 bilhão de pesosno ano passado, o pior resultado desde que o Indec começou afazer o levantamento dos dados de faturamento nos principaisshoppings do país, em 1997.Leia o especial

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