Vendas no varejo caem pelo 3º mês seguido nos EUA

As vendas no varejo dos EUA caíram pelo terceiro mês consecutivo em junho, no último sinal da desaceleração da economia norte-americana.

AE, Agência Estado

16 de julho de 2012 | 11h05

As vendas no varejo recuaram 0,5% no mês passado, para um valor sazonalmente ajustado de US$ 401,52 bilhões, após declinarem 0,2% em maio, afirmou o Departamento do Comércio. O número contrariou a expectativa de economistas ouvidos pela Dow Jones, que era de uma alta de 0,2%.

As vendas no varejo, que não recuavam por três meses seguidos desde 2008, são um importante componente nos gastos do consumidor, que representam cerca de 70% da economia dos EUA.

As vendas de automóveis e peças caíram 0,6% em junho, depois de recuarem 0,4% em maio. Excluindo os automóveis, as vendas totais no varejo declinaram 0,4% no mês passado, contra uma estimativa de alta de 0,1%.

As vendas de postos de gasolina tiveram forte queda de 1,8% em junho, refletindo a queda nos preços de combustíveis. As vendas pela internet, por sua vez, avançaram 0,5% no mês passado. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
EUAeconomia

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.