AFP
AFP

Vêneto e Lombardia votam por mais autonomia na Itália

Pesquisas apontam uma vitória do 'sim'; única dúvida dizia respeito apenas à adesão popular

O Estado de S.Paulo

22 Outubro 2017 | 19h31

A Lombardia e o Vêneto - duas regiões importantes da Itália - votaram neste domingo em um plebiscito para exigir do governo italiano maior autonomia. A votação ganhou interesse após a crise na Catalunha. Hoje, os moradores das regiões precisaram responder à pergunta: “Você deseja que a sua região disponha de formas adicionais e condições particulares de autonomia?” 

Pesquisas apontam uma vitória do “sim”. A única dúvida dizia respeito apenas à adesão popular. Em Vêneto, o comparecimento superou os 50% para que o plebiscito fosse considerado válido. Na Lombardia, o número de participantes era incerto. 

A consulta foi organizada pelos presidentes das regiões da Lombardia, Roberto Maroni, e do Vêneto, Luca Zaia, ambos do partido de extrema direita Liga Norte. Como são plebiscitos, e não referendos, o resultado não é vinculativo – ou seja, expressa apenas vontade da população, que terá de ser negociada entre todas as instâncias interessadas, podendo ser acolhida ou não. A votação italiana, porém, ocorreu com a anuência do governo central e não coloca em jogo a integralidade de seu território. / AP

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.