Venezuela: Chávez é reeleito pela 3ª vez com 54,42%

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, foi reeleito ontem, pela terceira vez, com 54,42% dos votos, ante 44,97% do oposicionista Henrique Capriles, com 90% das urnas apuradas, informou o Conselho Nacional Eleitoral (CNE). Chávez obteve mais de 7,4 milhões de votos, batendo Capriles por mais de 1,2 milhão de votos. Os correligionários do socialista saíram às ruas da capital Caracas para comemorar com fogos de artifício, agitação de bandeiras e buzinaço.

Agência Estado

08 de outubro de 2012 | 00h44

Assim que foi confirmado seu mais difícil triunfo eleitoral, Chávez enviou uma mensagem via twitter. "Obrigado ao meu amado povo!!! Viva Venezuela!!!! Viva Bolívar!!!!!", escreveu o presidente venezuelano, de 58 anos, que assumiu o cargo em 1999 e, se sua saúde permitir, poderá ficar no posto até 2019. Em junho de 2011, ele teve um câncer. Fez tratamento em Cuba e se disse curado. Porém, em fevereiro deste ano, sofreu uma recaída, o que levantou rumores sobre seu futuro político.

Já no comitê de campanha de Capriles, o clima era de tristeza. O candidato oposicionista reconheceu a derrota e deu os parabéns ao adversário. "Quero felicitar o candidato, o presidente da República", disse Capriles. A oposição agora vai ter de se reagrupar para as eleições estaduais, em dezembro. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
VenezuelaeleiçõesChávezCapriles

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.