
03 de novembro de 2009 | 13h31
O posto de controle fica perto do Estado colombiano de Norte de Santander. O crime ocorreu por volta das 15h30, quando os dois militares foram atacados "por dois sujeitos que, sem proferir palavras, passaram pelo ponto de controle e o atacaram com armas", segundo comunicado do Corpo de Investigações Científicas Penais e Criminais (CICPC), um órgão federal venezuelano. As vítimas foram identificadas como dois sargentos.
O CICPC e a Guarda Nacional afirmaram que os criminosos devem ter passado em seguida para o território colombiano, "mas de imediato foi fechada a fronteira". Entre os pontos cuja passagem foi bloqueada estão a Ponte Francisco de Paula Santander e a Ponte Internacional Simón Bolívar, esta a principal via terrestre de comunicação entre os países.
Segundo o jornal colombiano "El Tiempo", as autoridades venezuelanas atribuíram o crime a uma represália, pela captura, na sexta-feira, de dez supostos paramilitares no município de San Antonio. O diário lembra ainda o momento de tensão bilateral, após a morte em outubro de nove colombianos no país vizinho, também em Táchira. O crime levou a trocas de acusações entre os dois governos.
A Venezuela e a Colômbia têm uma fronteira comum de 2.300 quilômetros, em uma região de atuação de delinquentes e também de grupos irregulares armados. O isolamento da zona faz com que existam problemas com narcotráfico, tráfico de combustível e sequestros, entre outros crimes.
Encontrou algum erro? Entre em contato