Viagem de Xi a Sochi também tem objetivo político

O presidente chinês, Xi Jinping, iniciou nesta quarta-feira uma viagem para assistir aos Jogos Olímpicos de Inverno, disputados no balneário russo de Sochi e se encontrar com o presidente Vladimir Putin, reunião que a mídia estatal chinesa descreve como um sinal do aquecimento das relações entre os vizinhos e ex-rivais comunistas.

Agência Estado

05 de fevereiro de 2014 | 09h26

A presença de Xi nos jogos "mostra ao mundo que a China apoia firmemente o fato de a Rússia sediar um evento esportivo de sucesso", diz a agência de notícias Xinhua.

Xi escolheu a Rússia como seu primeiro destino no exterior após ter assumido a presidência da China em março do ano passado e os dois países têm unido forças com frequência na Organização das Nações Unidas (OMU) e em outras ocasiões para desafiar a liderança ocidental em questões mundiais.

Os dois países também dominam a Organização para a Cooperação de Xangai, um grupo que tem, entre outros, o objetivo de conter a influência norte-americana na região central da Ásia.

A Rússia também é um importante fornecedor de petróleo e gás para a China, a segunda maior economia do mundo. Fonte: Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
ChinaRússiarelaçõesSochi

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.