Vídeo mostra taleban agredindo homens como castigo

Militantes taleban aparecem em um vídeo batendo em dois homens e em um adolescente, na fronteira entre Paquistão e Afeganistão. As imagens foram feitas por um telefone celular, no dia 3 de fevereiro, e entregues a um jornalista local que fornece vídeos para a agência internacional de notícias Associated Press.

AE-AP, Agencia Estado

05 de fevereiro de 2010 | 18h11

O idoso que forneceu as imagens disse que elas foram feitas na área de Mamozai, na região tribal de Orakzai, embora não seja possível verificar essa informação porque viajar pela área é muito perigoso para estrangeiros. O idoso identificou o militante que bateu nos homens como o mulá Toofan, supostamente o comandante local do Taleban. Ele também pediu anonimato porque teme por sua vida.

Usando um pedaço de corda ou couro, um militante bate repetidamente num homem que usa calças, mas está sem camisa. Ele parece estar coberto de sujeira ou fuligem. O homem tem de ser amparado em algumas ocasiões. Ele cai no chão várias vezes, mas volta à posição durante o açoitamento.

O idoso que forneceu as imagens disse que o homem estava sendo punido por supostamente ter "trabalhado contra o Taleban" ao se pronunciar contra o grupo. A segunda vítima parece ser um adolescente que, segundo o ancião, fora culpado por não ter deixado a barba crescer. O terceiro homem foi punido por não rezar. Um grupo grande de homens e meninos assistiu ao castigo, na maior parte do tempo em silêncio.

O Taleban costuma espancar pessoas nas áreas sob seu controle, caso suspeitem de atos criminosos, espionagem ou violação das regras de sua rígida interpretação do Islã. Pessoas acusadas de crimes sérios geralmente são mortas.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.