Viga autografada por Obama é colocada no novo WTC de Nova York

Uma viga de aço autografada pelo presidente Barack Obama e por cerca de cem operários foi içada do nível da rua e instalada no 104o andar do edifício One World Trade Center, em Nova York, na quinta-feira.

JOAN GRALLA, Reuters

02 de agosto de 2012 | 19h10

Dois operários tiveram seus arreios de proteção presos inicialmente a duas colunas exteriores, e então à própria viga, que tem 10,7 metros, pesa quase 5 toneladas e está pintada de branco. A peça foi instalada pela dupla a 407 metros de altura.

Toda a viga, inclusive as assinaturas, serão recobertas por mais de 2 centímetros de concreto antichamas. Em seguida o suporte ficará escondido, como as demais vigas, atrás de uma parede interior, enquanto o One World Trade Center durar.

"Ele será parte do tecido do mais forte prédio do mundo", disse Steven Plate, diretor da construção do WTC, ligado à Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey.

A obra está sendo feita no terreno hoje conhecido como Marco Zero, onde anteriormente existiu o primeiro World Trade Center - cujas torres gêmeas foram destruídas pelo atentado de 11 de setembro de 2001, que resultou em quase 3.000 mortes. O novo WTC terá um memorial, um terminal de transporte urbano, um centro de artes e quatro prédios de escritórios.

Tudo o que sabemos sobre:
GERALVIGAWTC*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.