Vinte mil sírios foram para o Líbano nas últimas 24 horas

Fonte de segurança libanesa afirma que normalmente apenas cinco mil sírios cruzam a fronteira

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

BEIRUTE

PUBLICIDADE

- Cerca de 20 mil sírios saíram do seu país de origem e viajaram pela fronteira principal com o Líbano nas últimas 24 horas, disse uma fonte de segurança libanesa que trabalha na fronteira, após intensos combates em vários distritos de Damasco. O número de sírios que cruzam a fronteira oficial geralmente é cerca de 5 mil por dia, disse a fonte.

Veja também:link No Conselho de Segurança, Rússia e China vetam resolução sobre a Síria proposta pelo Ocidente link Forças do governo sírio mantêm ataques no centro de Damasco

Na quarta-feira, os rebeldes promoveram o maior golpe contra o regime do presidente Bashar Assad, desde março de 2011, com um atentado contra o prédio de Segurança Nacional. O ministro e o vice-ministro da Defesa, Dawoud Rajiha e Assef Shawkat, respectivamente, morreram.

Shawkat era uma das figuras mais temidas do círculo próximo ao presidente sírio. Além deles, o assistente do presidente, general Hassan Turkmani, também morreu. Outros integrantes do alto escalão do regime sírio ficaram feridos.

Após o atentado, a oposição síria denunciou a morte de mais de 60 pessoas em bombardeios e ataques das forças do regime. Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, pelo menos 62 civis e rebeldes (20 deles na capital Damasco) morreram. Os Comitês de Coordenação Local (CCL) elevaram este número para 102 pessoas.

Com Reuters 

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.