Visita da rainha Elizabeth II à Irlanda gera protestos

Ao menos 21 pessoas foram presas; houve confrontos entre polícia e manifestantes

Associated Press

17 de maio de 2011 | 18h41

Pequenos conflitos se tornaram incidentes violentos em Dublin.

 

DUBLIN - O primeiro dia de visita da rainha Elizabeth II à Irlanda foi motivo de protestos de integrantes de grupos radicais no país nesta terça-feira, 16. Ao menos 21 pessoas foram presas e uma bomba foi desarmada pelo Exército antes de a monarca britânica desembarcar.

 

Veja também:

linkExército irlandês desarma bomba em Dublin

video TV Estadão: Rainha Elizabeth II chega a Dublin

 

Houve confrontos entre a polícia e partidários do Exército Republicano Irlandês (IRA, na sigla em inglês) a cerca de um quilômetro de onde a rainha passou, mas os incidentes não atrapalharam a passagem da monarca nem comprometeram a segurança da visita.

 

O que eram pequenos confrontos, porém, se tornaram atos de vandalismo longe da área visitada pela monarca. Grupos de homens e jovens - alguns mascarados - atiraram fogos de artifício, garrafas e sinalizadores contra policiais e incendiaram latas de lixo ao longo de algumas ruas.

 

A polícia informou que, até o início da noite, 21 pessoas haviam sido detidas e que nenhum civil sofreu ferimentos graves. Horas antes de a rainha chegar, o Exército encontrou um explosivo caseiro preso a um ônibus, que foi desarmado sem deixar feridos. O veículo carregava 30 passageiros e estava em um local onde a monarca passaria.

 

As autoridades irlandesas montaram a maior operação de segurança da história do país para receber a rainha, na primeira visita de um chefe de Estado britânico desde que o país obteve sua independência da Grã-Bretanha, há 90 anos. A viagem, porém, ocorre em um momento de novas ameaças por parte de republicanos irlandeses que se opõem ao acordo de paz na Irlanda do Norte.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.