25 de março de 2011 | 18h48
Premiê Stephen Harper é o favorito nas eleições de maio
O governo do Canadá, do premiê conservador Stephen Harper, foi derrubado nesta sexta-feira, após a aprovação de um voto de desconfiança no Parlamento.
A moção, adotada por 156 votos contra 145, foi articulada pelo Partido Liberal, o principal da oposição, apoiado por dois outros grupos opositores.
Com isso, o Canadá agora deve realizar uma eleição no início de maio.
As últimas pesquisas indicam vantagem dos próprios conservadores, liderados por Harper, que pode ser reconduzido ao poder. Por outro lado, a expectativa é de que os conservadores não consigam obter maioria no Parlamento.
Rainha
Os opositores decidiram apresentar a moção alegando que o governo não havia esclarecido todos os detalhes financeiros de um programa de investimentos.
O líder do Partido Liberal, Michael Ignatieff, celebrou o "momento histórico" e pediu mais foco no sistema de saúde e de educação do país.
Conforme estabelece a lei canadense, Harper pedirá agora ao governador-geral, David Johnston, que dissolva o Parlamento e convoque as eleições. Johnston é representante da rainha britânica Elizabeth 2ª, oficialmente a chefe de Estado do Canadá.
O procedimento, porém, é apenas uma formalidade, já que o governador-geral segue as diretrizes dadas pelo premiê.
Analistas afirmaram que os eleitores canadenses não demonstram interesse em uma nova eleição - a quarta em sete anos.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.