Vulcão cancela voos e sobrecarrega rede de transportes

As nuvens de cinza e fumaça expelidas por um vulcão na Islândia paralisaram boa parte do tráfego aéreo na Europa e sobrecarregaram os demais meios de transporte por todo o continente. A agência de tráfego aéreo Eurocontrol anunciou hoje que cerca de 16 mil dos 28 mil voos diários europeus foram cancelados nesta sexta-feira, número duas vezes maior do que ontem. "Os céus estão totalmente vazios no norte da Europa", disse Brian Flynn, subdiretor de operações da Eucontrol, acrescentando que "haverá significativos distúrbios no tráfego aéreo amanhã".

AE-AP, Agência Estado

16 de abril de 2010 | 20h16

Trens extras foram colocados em Amsterdã, e as filas para a compra de passagens estavam tão longas que a empresa ferroviária ofereceu café de graça. A operadora do Eurostar disse que transportou cerca de 50 mil passageiros entre Londres, Paris e Bruxelas. A Thalys, um consórcio de trens de alta velocidade formado por empresas francesas, belgas e alemãs, estava permitindo que os passageiros comprassem passagens mesmo quando todos os assentos já estavam vendidos.

As operadoras de ferry britânicas receberam uma grande quantidade de reservas de pessoas desesperada para cruzar o Canal da Mancha para a França. Já a empresa de táxi londrina Addison Lee disse ter recebido pedidos para viagens para locais como Paris, Milão, Amsterdã e Zurique.

O vulcão sob a geleira de Eyjafjallajokull, na Islândia, entrou em erupção anteontem, pela segunda vez neste mês, expelindo cinzas a vários quilômetros de altura. Os ventos empurraram a nuvem para o sul e para o leste, na direção da Grã-Bretanha, Irlanda, Escandinávia e para o coração da Europa. A cinzas que sobem da geleira transformaram o dia em noite na região. As autoridades disseram às pessoas com problemas respiratórios que fiquem dentro de casa e aconselhou a todos a usarem máscaras e óculos de proteção quando saírem.

Funeral na Polônia

Autoridades da Polônia temem que a nuvem de cinzas levantada pelo vulcão na Islândia ameace a chegada de líderes mundiais para o funeral, no domingo, do presidente Lech Kaczynski e sua esposa. Está prevista a presença dos presidentes Barack Obama (Estados Unidos), Dmitry Medvedev (Rússia) e da chanceler Angela Merkel (Alemanha). Até hoje, não houve cancelamentos, e a família de Kaczynski anunciou que o funeral deve ser realizado como previsto.

Enchentes e cinzas

Na Islândia, as torrentes de água carregavam pedaços de gelo do tamanho de pequenas casas, enquanto os gases quentes derretiam a geleira sobre o vulcão. Partes da principal rodovia costeira do país foram atingidas por enchentes. Mais enchentes provocadas pelo derretimento do gelo são esperadas enquanto o vulcão estiver em erupção. Em 1821, o mesmo vulcão manteve a erupção por mais de um ano.

Pequenas quantidades de cinzas caíram no norte da Escócia e na Noruega, mas autoridades disseram que representam pouca ameaça à saúde. A nuvem de cinzas, que paira a altitudes entre 6 mil e 9 mil metros é invisível do chão. Com informações da Dow Jones.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.