EFE/ Bnpb / Handout
EFE/ Bnpb / Handout

Vulcão entra em erupção em ilha indonésia atingida por terremoto e tsunami

Vulcão Sotupan, localizado na ilha de Celebes a cerca de 600 quilômetros da região devastada por fenômenos na semana passada, emitiu coluna de fumaça e cinza de 4 mil metros de altura; autoridades dizem que não há riscos para a população

O Estado de S.Paulo

03 Outubro 2018 | 09h22

PALU, INDONÉSIA - O vulcão Sotupan, localizado na ilha de Celebes, na Indonésia, entrou em erupção nesta quarta-feira, 3, obrigando que as autoridades do país asiático elevassem o alerta na região para o nível 3 de uma escala de 4, informaram fontes oficiais.

O Sotupan emitiu uma coluna de fumaça e cinza de 4 mil metros de altura que se move em direção ao oeste do vulcão. As autoridades estabeleceram um raio de segurança de 4 quilômetros ao redor da cratera, indicou a Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB, sigla em indonésio).

"As pessoas devem continuar tranquilas, permanecer a mais de quatro quilômetros da cratera e usar máscaras, mas não devem deixar a região no momento", afirmou a BNBP.

O vulcão está localizado a 600 quilômetros da região na mesma ilha afetada, na última sexta-feira, por um terremoto de 7,5 graus na escala Richter seguido de um tsunami, que deixaram mais de 1,4 mil mortes.

A atividade do Sotupan coincide com a do Anak Krakatau, localizado no estreito de Sunda, entre as ilhas de Sumatra e Java, que nas últimas semanas registrou dezenas de erupções.

O porta-voz da BNPB, Sutopo Purwo Nugroho, escreveu em sua conta no Twitter que as condições deste vulcão são seguras.

A Indonésia, um arquipélago de 17.000 ilhas, fica no Anel de Fogo do Pacífico e é um dos países do mundo mais propensos a sofrer desastres naturais. / EFE e AFP

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.