Francesco Pappalardo/Efe
Francesco Pappalardo/Efe

Vulcão Etna volta a entrar em erupção na Itália

Cidades na região poderão declarar estado de emergência por conta da fumaça e lava

estadão.com.br,

13 de abril de 2012 | 11h35

Texto atualizado às 16h06

 

SICÍLIA, ITÁLIA - Os municípios na província de Catânia, no leste da Sicília, poderão declarar estado de emergência no sábado, porque o vulcão Etna entrou em erupção e está expelindo cinzas e lava nesta sexta-feira, 13, informou o Giornale di Sicilia.

 

Segundo os prefeitos de cidades da região, a lava não ameaça os municípios, mas as cinzas estão cobrindo os prédios e os campos perto da montanha. Maior vulcão ativo da Europa, o Etna começou a entrar em erupção no começo de abril.

 

A cratera surgiu em 1971 e tem sido a mais ativa nos últimos anos. Nas últimas erupções, chegou a danificar propriedades, mas por não ter grande intensidade, nunca causou mortes.

 

Esta é a sexta erupção do monte Etna apenas neste ano. No começo de abril, após uma hora e meia expelindo fumaça, o vulcão tingiu o céu da região de laranja por conta da lava incandescente e das cinzas. Na ocasião, as cinzas caíram sobre áreas desabitadas próximas ao vulcão e não provocaram a interrupção do tráfego aéreo do aeroporto mais próximo, em Catania.

 

Com Agência Estado

Tudo o que sabemos sobre:
VulcãoEtnaItálitaerupção

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.