PUBLICIDADE

Vulcão havaiano destrói dezenas de casas e obriga a retirada de moradores

No local atingido, a rocha derretida, o gás tóxico e o vapor vazam através de aberturas no solo

Atualização:

O vulcão Kilauea, no Havaí, destruiu 26 casas e expeliu lava no ar por centenas de metros, deixando os moradores evacuados sem saber quanto tempo eles ficarão desabrigados.

A atividade continua no lado leste do vulcão Kilauea, enquanto uma erupção fissural em Leilani Estates envia um fluxo maciço de lava para a região, consumindo tudo em seu caminho, perto de Pahoa, Havaí. Foto: Bruce Omori/EPA/EFE

PUBLICIDADE

Em números revisados no domingo, 06, autoridades do Condado do Havaí dizem que outras quatro estruturas não especificadas foram cobertas pela lava.

Eles disseram que as casas destruídas estavam localizadas na subdivisão de Leilani Estates, onde a rocha derretida, o gás tóxico e o vapor vazam através de aberturas no solo criadas pelo vulcão.

+++ Novas fendas se abrem perto de vulcão em atividade no Havaí

Alguns dos mais de 1.700 moradores que foram evacuados foram autorizados a retornar brevemente para pegar medicamentos, animais de estimação e itens de primeira necessidade.

As autoridades dizem que poderão fazê-lo todos os dias até novo aviso, já que as equipes de monitoramento fazem o levantamento de quais áreas são seguras. /AP

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.