EFE/EPA/MARIO CALABRESI
EFE/EPA/MARIO CALABRESI

Vulcão italiano Stromboli entra em erupção, mata italiano e deixa brasileiro ferido

Ativo desde 1932, vulcão no sul da Itália apresentou duas grandes explosões; 70 moradores e turistas foram retirados das proximidades do vulcão, enquanto outros pediram para sair da ilha

Redação, O Estado de S.Paulo

03 de julho de 2019 | 21h09

ROMA - Após duas explosões de grande porte na tarde desta quarta-feira, 3, o vulcão Stromboli, de 924 metros, provocou a morte de uma pessoa e deixou alguns feridos no município de Ginostra, na ilha de Stromboli, sul da Itália.

“Infelizmente morreu um jovem, há algumas pessoas feridas, mas que não causam preocupação”, informou o porta-voz da Proteção Civil do país, Calogero Foti.

Segundo a agência italiana AGI, o morto é um siciliano de 35 anos que acompanhava um amigo brasileiro na trilha que leva ao topo do vulcão. O brasileiro teria sido encontrado desidratado e em estado de choque. Eles caminhavam em uma área em que se pode transitar livremente, sem a obrigação da companhia de um guia, a aproximadamente 400 metros de altitude, segundo relatos de moradores.

Cerca de 70 pessoas, turistas e residentes, foram retirados da região, após a chegada das equipes de resgate de toda a Sicília. Dois navios militares atracaram na ilha, em caso de necessidade de uma retirada geral, mas a situação foi logo controlada. “Se trata de uma medida de precaução. Muitos turistas pediram o traslado à ilha vizinha de Lipari, onde o prefeito os recebeu”, esclareceu Foti.

O medo foi tanto entre os turistas que alguns se jogaram nas águas do Mar Tirreno, segundo a imprensa local.

No céu, formou-se uma coluna de fumaça branca de dois quilômetros de altura, além de lançamento de rochas, lava e cinzas, o que provocou pânico entre turistas que visitavam o local. Na área, além disso, foram detectados alguns focos de incêndio, que estavam sendo combatidos.

As explosões foram precedidas por uma chuva de lava “de todas as bocas ativas em volta da cratera”, indicou o Instituto Nacional de Geofísica e Volcanologia (INGV).

O Stromboli é considerado um dos vulcões mais ativos do mundo, e tem estado em erupção quase que ininterruptamente desde 1932. Sua última erupção forte havia sido registrada em 1985. / AFP e EFE

Tudo o que sabemos sobre:
Itália [Europa]vulcão

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.