17 de maio de 2011 | 01h53
MANÁGUA - O vulcão Telica da Nicarágua registrou nesta segunda-feira, 16, três novas explosões. Segundo a direção-geral de Geofísica do Instituto de Estudos Territoriais (Ineter) da Nicarágua, as explosões foram acompanhadas de gases, cinzas e areia, afetando principalmente o sudeste da cratera, onde ficam as comunidades de Cristo Rey, Las Colinas e La Quemada.
A Defesa Civil está pronta para retirar de suas casas 3.703 famílias que vivem em comunidades próximas.
A atividade sísmica do Telica, com altura de 1.061 metros, tem aumentado desde abril e já registrou magnitudes entre 1 e 3,3 graus na escala.
A fonte informou que técnicos do Ineter e da Universidade da Pensilvânia, dos Estados Unidos, realizam medições de deformação de solo vulcânico e observação visual permanente, desde o dia 9 de maio no Telica, situado no "círculo de fogo do Pacífico", um dos mais ativos do país.
O segundo chefe da Defesa Civil da Nicarágua, coronel Néstor Solís, disse que estão prontos, junto às autoridades locais, para retirar os moradores das áreas que circundam o Telica, situado a 125 quilômetros ao oeste de Manágua.
Um oficial do posto de comando da Defesa Civil disse à Efe que as novas explosões não obrigam a uma evacuação.
O Telica registra atividade desde 1527, embora a sua última erupção violenta tenha ocorrido em 1948, mas desde então o vulcão expulsa fumaça.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.