Vulcão registra explosões e lança gases e cinzas na Nicarágua

Não houve vítimas; vulcão Telica registra erupções desde 1527 e a última violenta ocorreu em 1948

Efe,

15 de maio de 2011 | 01h17

MANÁGUA - O vulcão Telica, situado na província nicaraguense de León, cerca de 125 quilômetros ao oeste de Manágua, registrou neste sábado, 14, explosões com emissões de gases e cinzas, informaram as autoridades.

 

A série de explosões do Telica, com altura de 1.061 metros, começou a meia-noite do horário local (3h do horário de Brasília) e acompanhada de gases e cinzas, em pequenas quantidades, não causou vítimas, indicou a Direção Geral de Geofísica do Instituto Nicaraguense de Estudos Territoriais (Ineter).

 

A fonte explicou em comunicado que o fenômeno foi registrado pelas estações sísmicas localizadas na base do vulcão, situado no "cordão de fogo" do Pacífico, no ocidente da Nicarágua e um dos mais ativos deste país.

 

"A partir do mês de abril o vulcão registrou magnitudes entre 0,1 e 3,3 graus na escala Richter, acompanhadas de explosões moderadas", precisou a fonte, que acrescentou que a máxima amplitude das explosões alcançou 380 unidades RSAM.

 

A Defesa Civil reportou que os habitantes que habitam as comunidades La Queimada, Los Patos e Palo de Lapa, próximas do vulcão, observaram uma coluna de gases de cor avermelhada, e também sentiram sismos de pequena intensidade nos últimos dias. A instituição informou que continuará vigiando a atividade do vulcão e avisará sobre qualquer evento importante.

 

O Telica registra erupções desde 1527, mas o último dado violento foi em 1948, e desde então o vulcão esteve expulsando fumaça. No dia 31 de julho de 1994, uma erupção produziu uma coluna de gases e cinzas que alcançou alturas próximas a 800 metros sobre a beira da cratera, e distâncias de 17 quilômetros.

 

Em 21 de maio de 1999 começou uma erupção freática com algumas explosões na cratera, que se repetiram no dia 5 de junho seguinte, enquanto em 10 de agosto do mesmo ano, cinco dias depois da erupção de Cerro Negro, o Telica registrou uma forte erupção que afetou vários povoados próximos com gases e cinzas.

Tudo o que sabemos sobre:
NicaráguavulcãoTelica

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.