Hamka Agung / Antara Foto
Hamka Agung / Antara Foto

Vulcão Semeru entra em erupção na ilha de Java, na Indonésia

Com 142 vulcões, o país tem a maior população global que vive próximo a um vulcão: 8,6 milhões em um raio de 10 quilômetros

Redação, O Estado de S.Paulo

19 de dezembro de 2021 | 03h56

O vulcão Semeru, localizado na ilha de Java, na Indonésia, entrou em erupção na manhã deste domingo, 19, lançando uma coluna de cinzas de dois quilômetros de altura. 

No início deste mês, a erupção de Semeru, a montanha mais alta de Java, expeliu nuvens de cinzas e fluxos piroclásticos que mataram pelo menos 46 pessoas e deixaram vários desaparecidos, enquanto milhares ficaram desabrigados. 

 

O Centro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos da Indonésia (PVMBG) alertou os residentes próximos a não realizarem atividades dentro de um raio de cinco quilômetros do centro de erupção e manter uma distância de 500 metros das margens do rio devido aos riscos de fluxo de lava.

O PVMBG também disse às pessoas para não realizarem atividades dentro de um raio de 13 quilômetros  a sudeste do centro de erupção.

Com 142 vulcões, a Indonésia tem a maior população global que vive próximo a um vulcão: 8,6 milhões em um raio de 10 quilômetros. / Com informações da Reuters.

Tudo o que sabemos sobre:
Indonésia [Ásia]vulcão

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.