
13 de setembro de 2010 | 00h00
EL PAÍS
Farc põem em risco tribos colombianas
Nem desmatamento nem mineração. As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc)e a violência em torno da guerrilha são a maior ameaça a 34 tribos indígenas no país. Em 2004, eram 12. Mais de 1.400 índios foram assassinados entre 2002 e 2009 em meio ao conflito armado. Só no ano passado houve 114 homicídios, um aumento de 63% em relação ao ano anterior. As balas que matam os índios não vêm só da guerrilha. Paramilitares, narcotraficantes e mesmo o Exército são também ameaças das quais boa parte é obrigada a fugir. Os índios representam 15% dos desalojados pela violência no país, embora sejam 2% dos 44 milhões que formam a população colombiana.
DAILY TELEGRAPH
Príncipe Charles apoia morte sustentável
Caixões fabricados à base de lã de ovelha são a sugestão do príncipe Charles para que seus súditos sejam sustentáveis também após a morte. Além de ser menos nocivos ao meio ambiente, os esquifes de lã ajudariam a economia local. A criação de ovelhas é uma tradição nas fazendas britânicas.
VANCOUVER SUN
Igreja veta música pop em funerais na Austrália
O arcebispo de Melbourne, Dennis Hart, proibiu canções pop em sepultamentos na Austrália. A decisão foi tomada depois que hinos esportivos de clubes superaram marchas fúnebres na preferência dos mortos. O "último desejo" não deveria se sobrepor ao caráter sagrado da cerimônia.
AMERICANAS
65 mil
estudantes que entraram nos EUA irregularmente podem ser legalizados na próxima reforma
11 milhões
estão ilegais nos EUA. Alunos com bom comportamento e notas serão regularizados antes
THE NEW YORK TIMES
Prisão de "Barbie" surpreendeu família
Em 1998, após terminar o colegial como estrela de futebol americano, Edgar Valdéz Villarreal trocou Laredo, no Texas, pelo México. Em 12 anos, virou um chefão do narcotráfico. Acabou preso. A trajetória incomum do jovem de classe média levou jornalistas à porta de sua família, que revelou surpresa. "Ele escolheu o caminho. Somos uma boa família", disse o irmão mais velho de "Barbie", Abel Valdez Jr.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.