Rodrigo Cavalheiro, O Estado de S.Paulo

13 de setembro de 2010 | 00h00

EL PAÍS

Farc põem em risco tribos colombianas

Nem desmatamento nem mineração. As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc)e a violência em torno da guerrilha são a maior ameaça a 34 tribos indígenas no país. Em 2004, eram 12. Mais de 1.400 índios foram assassinados entre 2002 e 2009 em meio ao conflito armado. Só no ano passado houve 114 homicídios, um aumento de 63% em relação ao ano anterior. As balas que matam os índios não vêm só da guerrilha. Paramilitares, narcotraficantes e mesmo o Exército são também ameaças das quais boa parte é obrigada a fugir. Os índios representam 15% dos desalojados pela violência no país, embora sejam 2% dos 44 milhões que formam a população colombiana.

DAILY TELEGRAPH

Príncipe Charles apoia morte sustentável

Caixões fabricados à base de lã de ovelha são a sugestão do príncipe Charles para que seus súditos sejam sustentáveis também após a morte. Além de ser menos nocivos ao meio ambiente, os esquifes de lã ajudariam a economia local. A criação de ovelhas é uma tradição nas fazendas britânicas.

VANCOUVER SUN

Igreja veta música pop em funerais na Austrália

O arcebispo de Melbourne, Dennis Hart, proibiu canções pop em sepultamentos na Austrália. A decisão foi tomada depois que hinos esportivos de clubes superaram marchas fúnebres na preferência dos mortos. O "último desejo" não deveria se sobrepor ao caráter sagrado da cerimônia.

AMERICANAS

65 mil

estudantes que entraram nos EUA irregularmente podem ser legalizados na próxima reforma

11 milhões

estão ilegais nos EUA. Alunos com bom comportamento e notas serão regularizados antes

THE NEW YORK TIMES

Prisão de "Barbie" surpreendeu família

Em 1998, após terminar o colegial como estrela de futebol americano, Edgar Valdéz Villarreal trocou Laredo, no Texas, pelo México. Em 12 anos, virou um chefão do narcotráfico. Acabou preso. A trajetória incomum do jovem de classe média levou jornalistas à porta de sua família, que revelou surpresa. "Ele escolheu o caminho. Somos uma boa família", disse o irmão mais velho de "Barbie", Abel Valdez Jr.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.