Websfera, o melhor da internet

BBC

, O Estado de S.Paulo

30 de agosto de 2010 | 00h00

Vítimas de inundação sofrem choque cultural

A maior parte dos paquistaneses desabrigados escapou das inundações que castigam o país há meses com a roupa do corpo. Para as mulheres, educadas rigidamente, o choque cultural é tão grave quanto a falta de comida, moradia e higiene nos acampamentos. Em alguns setores da sociedade paquistanesa as mulheres são depositárias da honra familiar. A maioria nunca esteve na presença de homens que não fossem de sua família. Agora, muitas dividem barracões com centenas deles, enquanto jovens dividem quartos e eventualmente colchonetes, sem importar o gênero. Em circunstâncias em que não é possível nem sequer trocar de roupa, manter a sobriedade é um desafio para elas.

THE NEW YORK TIMES

Drone invade espaço aéreo de Washington

Um dos aviões não tripulados usados pelos EUA para combate no Afeganistão saiu de controle no início do mês e invadiu o espaço aéreo de Washington. A aeronave percorreu 37 quilômetros sem que os pilotos, em terra, pudessem dirigi-lo. Os militares jogaram a culpa em uma falha no software.

THE NEW YORK TIMES

Emissora lança canal de vídeo para muçulmanos

Imagine a MTV com videoclipes que falam sobre família e palestinos. Assim é o 4Shbab, canal de videoclipes cujo nome significa "para a juventude" com sede no Egito. O objetivo da emissora é preencher a lacuna entre os canais de música pop - normalmente ocidentalizados - e os canais muçulmanos.

EL PAÍS

Cantora que infectou parceiros reabre debate

A cantora alemã Nadja Benaissa, de 28 anos, condenada a 300 horas de trabalho comunitário por fazer sexo sem camisinha sabendo que era portadora do vírus HIV, escapou da prisão na semana passada. Na Espanha, sua história reabriu o debate entre o direito à privacidade e o dever de informar parceiros em casos como este. Ela disse queria poupar sua filha e não comprometer sua carreira.

HAITIANAS

19 candidatos estão autorizados a disputar a presidência do Haiti, em 28 de novembro

15 candidaturas foram recusadas, entre elas a do músico Wyclef Jean, que promete recorrer

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.