Z. do Euro: PMI industrial se mantém em 51,8 em julho

/08/2014 - O índice dos gerentes de compras (PMI) industrial da zona do euro se manteve estável em 51,8 em junho, de acordo com números finais publicados pela Markit Economics. Números preliminares sugeriam que o indicador subiria levemente para 51,9, mesmo nível que os economistas consultados pela Dow Jones Newswires projetavam.

EDGAR MACIEL, Estadão Conteúdo

01 de agosto de 2014 | 05h29

Leituras acima de 50 indicam expansão da atividade industrial na comparação com o mês anterior. Com isso, o PMI industrial da zona do euro atingiu o menor nível em sete meses.

Segundo comunicado da Markit, o resultado do mês passado foi impactado pelos números fracos do setor industrial da França, que apresentaram o menor nível em 2014. Mesmo o resultado positivo da Alemanha e de outras economias do bloco não foi capaz de acelerar o ritmo do PMI na região. As empresas da zona do euro registraram um crescimento na produção e nas novas encomendas.

Chris Williamson, economista-chefe da Markit, explicou que a estabilidade do índice possivelmente refletiu a preocupação do agravamento na crise na Ucrânia. "A situação na zona do euro piorou claramente observando os sinais econômicos desde o começo de 2013. O setor manufatureiro está mostrando indícios de estabilidade e as tensões com a Rússia ameaçam provocar uma nova redução de gastos e investimento por parte das empresas", disse.

Tudo o que sabemos sobre:
ZONA DO EUROPMIINDUSTRIAL

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.