Zona do euro estuda orçamento em comum de 20 bi de euros--jornal

Diplomatas europeus que estão discutindo a possibilidade de um orçamento único para aumentar a união monetária na zona do euro estão considerando o valor de cerca de 20 bilhões de euros (26 bilhões de dólares), de acordo com o Financial Times Deutschland (FTD).

Reuters

07 de outubro de 2012 | 15h16

Ainda não há uma definição clara como um orçamento único operaria, mas a Alemanha o defende como uma maneira de coordenar transferências de dinheiro entre os países do bloco e a França também é a favor da ideia, o que em termos de zona do euro significa um grande apoio.

O jornal afirmou neste domingo que o valor sob análise corresponde a quase 0,2 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) do bloco de moeda única. A matéria, apenas uma parte da que sairá na segunda-feira, não citou as fontes.

"O orçamento para toda a União Europeia chega a 130 bilhões de euros por ano, pouco mais de 1 por cento da geração de riqueza da UE", afirmou o jornal. "Um orçamento da zona do euro de cerca de 20 bilhões de euros traria custos extras de 0,2 por cento do PIB total da zona do euro", acrescentou.

"A Alemanha sozinha responderia por pouco menos de 6 bilhões de euros por ano", precisou o FTD.

A proposta de um orçamento único foi feita pelo presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompu, em setembro, para estimular o debate sobre como a união monetária da Europa fortaleceria a região.

(Por Sarah Marsh)

Tudo o que sabemos sobre:
UEPROPOSTAORCAMENTO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.