Aileen Son/The New York Times
Aileen Son/The New York Times

Alimentos ou dietas específicas podem aumentar seus níveis de testosterona?

O que você come ou bebe pode afetar os níveis do hormônio sexual masculino, mas se uma dieta pode aumentar a libido ou a energia depende de muitas coisas

Randi Hutter Epstein, The New York Times - Life/Style, O Estado de S.Paulo

09 de dezembro de 2021 | 05h00

Muitos homens, principalmente à medida que envelhecem, ficam preocupados com seus níveis de testosterona, o hormônio sexual masculino que desenvolve os músculos, o desejo sexual e o vigor. Mas é improvável que os alimentos individuais tenham impacto nos níveis de testosterona - embora o consumo excessivo de álcool possa ter. Se você está acima do peso, alterar sua dieta para perder peso pode ajudar, uma vez que os quilos em excesso são uma causa comum de baixa testosterona. Mas em termos de alimentos ou dietas específicas, qualquer aumento que consiga pode não ter um impacto perceptível na libido, energia ou massa muscular.

“Se alguém não tivesse excesso de peso, eu não o colocaria em uma dieta específica para aumentar a testosterona com base nos dados que temos agora”, disse Alexander Pastuszak, professor assistente de urologia e cirurgia da Universidade de Utah em Salt Lake City, que foi coautor de uma análise sobre alternativas à terapia com testosterona.

Nos homens, os níveis normais de testosterona variam de 300 a 1.000 nanogramas por decilitro de sangue. Altos e baixos dentro dessa faixa normal provavelmente não terão impacto no desejo sexual ou na vitalidade. Somente quando os níveis caem consistentemente abaixo de 300 pontos - segundo a confirmação em dois exames de sangue por um laboratório credenciado - é que sintomas como baixa libido, disfunção erétil, fadiga, desânimo ou perda de massa muscular podem aparecer, uma condição médica conhecida como hipogonadismo.

Começando por volta dos 40 anos, os níveis de testosterona nos homens começam a diminuir cerca de 1% ao ano. Mas a queda pode variar muito, com alguns homens mais velhos mantendo níveis semelhantes aos de homens jovens saudáveis. A trajetória da queda da testosterona é mais acentuada entre os homens que ganham muito peso, disse a Dra. Shalender Bhasin, professora de medicina em Harvard e diretora do Programa de Pesquisa em Saúde Masculina: Envelhecimento e Metabolismo, do Hospital Brigham and Women’s.

Estudos sobre alimentos ou dietas e níveis de testosterona têm sido geralmente pequenos e os resultados longe de conclusivos. Uma recente análise britânica que reuniu dados de 206 voluntários, por exemplo, descobriu que homens com dietas ricas em gordura tinham níveis de testosterona cerca de 60 pontos mais altos, em média, do que homens com dietas pobres em gordura. Homens que seguiam uma dieta vegetariana tendiam a ter os níveis mais baixos de testosterona, cerca de 150 pontos abaixo, em média, do que aqueles seguindo uma dieta rica em gordura à base de carne. Ainda assim, Joseph Whittaker, investigador principal e nutricionista da Universidade de Worcester, na Grã-Bretanha, disse que não recomendaria que um homem aumentasse as gorduras em sua dieta, a menos que ele tivesse sintomas e níveis baixos de testosterona e já estivesse restringindo as gorduras.

Outro estudo no Journal of Strength and Conditioning Research testou dois estilos de dieta em 25 homens saudáveis com idades entre 18 e 30 anos. As calorias consumidas eram as mesmas, mas um grupo consumiu uma dieta de estilo cetogênico com alto teor de gordura e teor muito baixo de carboidratos, consistindo em 75% das calorias de gorduras, 5% de carboidratos e 20% de proteínas. Os homens do outro grupo consumiram uma dieta ocidental mais tradicional, com baixo teor de gordura, contendo 25% das calorias de gorduras, 55% de carboidratos e 20% das proteínas. Após 10 semanas consumindo a dieta rica em gordura, a testosterona aumentou 118 pontos, em média, enquanto após a dieta pobre em gordura, os níveis diminuíram cerca de 36 pontos.

Igualmente, um estudo com 3.000 homens descobriu que aqueles que relataram o consumo de uma dieta com baixo teor de gordura tinham níveis de testosterona ligeiramente mais baixos - cerca de 30 pontos mais baixos - do que os homens que consumiam dietas com alto teor de gordura. Mas nenhum deles tinha testosterona baixa.

“A moral é que homens saudáveis com peso normal sem comorbidades significativas provavelmente não se beneficiarão com dietas restritivas”, disse o Dr. Richard Fantus, um dos autores do estudo e urologista da NorthShore University HealthSystem em Evanston, Illinois.

Os estudos relacionados à dieta são complicados porque a mudança de um componente da dieta, como a ingestão de gordura, altera muitas outras coisas, como a quantidade de carboidratos, proteínas e micronutrientes consumidos. Não está claro qual componente da dieta pode ter provocado as mudanças hormonais, disse Bhasin. Além disso, os níveis de testosterona também podem ser influenciados por quanto uma pessoa dorme, ou se ela está passando por um jet lag, ou se está consumindo a maior parte de suas calorias à noite ou em pequenas refeições ao longo do dia.

O Dr. Faysal Yafi, chefe da divisão de Saúde Masculina e Urologia Reconstrutiva da Universidade da Califórnia, em Irvine, diz que seus pacientes que optam por seguir dietas específicas tendem a se exercitar mais e beber menos álcool, o que pode aumentar os níveis de testosterona. Ele suspeita que qualquer ligação entre dieta e testosterona pode ser o resultado de um estilo de vida mais saudável em geral.

O abuso de álcool a longo prazo reduz a testosterona danificando as células dos testículos, que produzem a testosterona, e do fígado, que altera o metabolismo da testosterona. Mas uma bebedeira ocasional não parece ter muito impacto - reduz a testosterona por apenas cerca de 30 minutos, de acordo com um estudo, e depois os níveis voltam ao normal.

Homens obesos com baixos níveis de testosterona podem aumentar os níveis cortando calorias e perdendo peso - os estudos sugerem que o tipo de dieta não importa. No extremo oposto, Bhasin disse que está vendo um número crescente de homens em sua clínica que têm problemas de dismorfia corporal e sofrem de baixa libido e fadiga. Restrição calórica estrita, exercícios intensos e estresse crônico podem fazer com que os níveis de testosterona despenquem e provavelmente são os culpados, ele disse.

A conclusão é que, para homens saudáveis que seguem um estilo de vida razoavelmente saudável, alterar alimentos específicos ou a composição da dieta provavelmente não fará muita diferença no nível de testosterona. Como Fantus, da Universidade NorthShore disse: “Não acho que haja uma maneira de enganar o sistema para obter aumentos realmente grandes mudando a dieta.” /TRADUÇÃO LÍVIA BUELONI GONÇALVES

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