Abbas hasteia bandeira da Palestina na Unesco

O presidente Mahmoud Abbas hasteou simbolicamente a bandeira palestina na sede da Unesco nesta terça-feira para comemorar a adesão palestina como membro pleno da agência cultural da ONU em outubro.

JOHN IRISH, REUTERS

13 de dezembro de 2011 | 14h38

Cerca de 50 convidados diplomáticos estavam presentes quando Abbas ergueu a bandeira ao som do hino nacional. O presidente disse esperar que a medida na Unesco seja o começo de um reconhecimento internacional da Palestina.

"É emocionante ver nossa bandeira ser erguida e estar ventaneando nessa bela cidade de Paris junto com os outros Estados. É um bom presságio de que a Palestina pode se tornar membro de outras instituições", disse Abbas.

"Esperamos ter um Estado independente no futuro que conviverá lado a lado com Israel", afirmou.

A votação na Unesco foi uma vitória diplomática para Abbas, que, na ausência de diálogos de paz com Israel, tem pressionado pelo reconhecimento do Estado palestino na ONU, medida que foi criticada pelo Estado judeu e pelos Estados Unidos.

Israel e seu principal aliado insistem que apenas um tratado de paz poderá criar um Estado palestino reconhecido mundialmente e encerrar o conflito no Oriente Médio que já dura 63 anos. Mas os palestinos afirmam que já foram pacientes durante os últimos 20 anos de conversas.

Tudo o que sabemos sobre:
ORMEDABBASUNESCO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.