Abbas renova liderança à frente do Fatah

Seu novo mandato na ANP tem duração de cinco anos, até a realização de um novo congresso

Efe,

08 de agosto de 2009 | 10h27

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, renovou neste sábado, 8, por aclamação a liderança à frente do Fatah no 6º Congresso do grupo nacionalista palestino, realizado na cidade de Belém, na Cisjordânia.

 

A Assembleia Geral do Fatah, da qual participam 2.200 membros do grupo, referenda a decisão assumida em 2004 pela direção executiva do movimento nacionalista de nomear Abbas como sucessor do histórico líder Yasser Arafat, que morreu em novembro do mesmo ano em Paris.

 

O novo mandato de Abbas tem duração de cinco anos, até a realização de um novo congresso.

 

A conferência também decidiu adiar para amanhã a votação para renovar a composição dos principais órgãos dirigentes da organização: o Comitê Central, que possui 21 membros, e o Conselho Revolucionário, de 120 integrantes.

 

Fontes próximas ao congresso disseram que não esperam grandes surpresas nessa votação, que acontece no domingo e na qual são favoritas as candidaturas apoiadas pelo atual liderança do movimento.

 

A conferência continuará debatendo o programa político do Fatah, cujo minuta aposta pelo reatamento da negociação com Israel para o estabelecimento de um Estado palestino na Cisjordânia e em Gaza, com capital em Jerusalém Oriental.

Tudo o que sabemos sobre:
Mahmoud AbbasFatahANP

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.