Agricultores tailandeses são feridos em Israel, perto de Gaza

Dois trabalhadores agrícolas tailandeses foram atingidos por morteiros disparados por militantes em uma comunidade agrícola em Israel, perto da Faixa de Gaza, neste sábado, disse uma autoridade israelense.

REUTERS

08 de janeiro de 2011 | 12h44

Um homem sofreu ferimentos graves e o segundo, ferimentos moderados, afirmou Alon Shuster, chefe da autoridade municipal.

"Isto é, claramente, um incidente muito sério, um dos mais severos que tivemos recentemente, que significa uma escalada que parece ter atingido um novo patamar", disse Shuster.

O grupo militante Jihad Islâmica reivindicou a responsabilidade pelo ataque. Um porta-voz afirmou que agentes haviam lançado seis morteiros contra Israel.

Os dois homens, que foram levados para o hospital, foram os primeiros a serem feridos em Israel a partir de Gaza desde dezembro, quando uma adolescente foi atingida por estilhaços de vidro após um foguete cair perto de uma creche em uma outra comunidade local.

A violência tem aumentado nas últimas semanas pela fronteira, embora tanto os governantes de Israel quanto de Gaza, o Hamas, dizem que estão trabalhando para evitar um confronto total.

Na sexta-feira um soldado israelense foi morto e outros quatro ficaram feridos por conta de um "fogo amigo" durante um confronto com militantes palestinos. Na quarta-feira soldados mataram dois palestinos enquanto tentavam atravessar a fronteira para Israel, disse um porta-voz militar.

(Por Ori Lewis em Jerusalém e Nidal al-Mughrabi em Gaza)

Tudo o que sabemos sobre:
ORMEDISRAELTHAI*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.