Ahmadinejad registra candidatura para disputar reeleição

Ex-chefe da Guarda Revolucionária iraniana também fez a inscrição para concorrer à Presidência em junho

Associated Press e Efe,

08 de maio de 2009 | 13h03

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, registrou formalmente nesta sexta-feira, 8, sua candidatura para concorrer a um segundo mandato como presidente da república islâmica, informou a agência de notícias estatal ISNA. Ele foi ao Ministério do Interior para fazer o registro, onde chegou acompanhado de seu administrador de campanha, Mojtaba Samareh Hashemi, e do conselheiro para mídia, Mehdi Kalhor, além de dois vice-presidentes, Esfandiar Rahim Mashaie e Ali Saeedlou.

Ahmadinejad é o segundo dos quatro principais candidatos que devem concorrer à eleição de 12 de junho a formalizar sua candidatura. Na manhã desta sexta, o ex-chefe da poderosa Guarda Revolucionária do Irã, Mohsen Rezai, fez o registro para concorrer à presidência. O reformista e ex-presidente da Assembleia Mehdi Karroubi e o moderado ex-primeiro-ministro Mir Hossein Mousavi também devem registrar suas candidaturas.

 

Rezaei, que faz parte do amplo grupo de dos considerados conservadores moderados, aproveitou o assédio da imprensa para voltar a atacar com dureza a política do ultraconservador Ahmadinejad. "A economia iraniana atravessa um mau momento devido à falta de uma gestão eficiente. Por isso não estamos desfrutando do crescimento econômico que merecemos", disse.

Tudo o que sabemos sobre:
IrãeleiçãoMahmoud Ahmadinejad

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.