AIEA diz que negociação com Irã foi adiada para 13 de fevereiro

A agência nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU) e o Irã manterão conversações sobre o polêmico programa nuclear de Teerã em 13 de fevereiro, um dia depois do planejado, disse a agência da ONU com sede em Viena nesta terça-feira.

Reuters

22 de janeiro de 2013 | 13h45

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e o Irã fracassaram na semana passada, após dois dias de discussões, em chegar a um acordo estrutural para retomar uma investigação da AIEA congelada há muito tempo sobre suposta pesquisa de bomba nuclear no Estado islâmico.

A AIEA disse depois das negociações de 16 e 17 de janeiro que os dois lados se encontrariam novamente em 12 de fevereiro em Teerã. Uma porta-voz da AIEA disse que a data tinha sido mudada, sem dar mais detalhes.

A agência da ONU vem tentando há um ano negociar um acordo que daria acesso a seus inspetores às instalações, funcionários e documentos no Irã.

Diplomatas ocidentais acusam o Irã de obstrução da investigação da AIEA. O Irã nega as acusações ocidentais de que está buscando desenvolver a capacidade de produzir armas nucleares, dizendo que suas atividades atômicas têm como objetivo a geração de eletricidade.

(Reportagem de Fredrik Dahl)

Tudo o que sabemos sobre:
IRAAIEACONVERSA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.