
23 de janeiro de 2012 | 15h08
VIENA - A agência nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU) confirmou na segunda-feira os planos de uma visita ao Irã entre 29 e 31 de janeiro e disse que seu principal objetivo é "resolver todas as questões substantivas pendentes", referindo-se à suspeita de que o programa iraniano de energia atômica tenha dimensões militares.
Veja também:
Veja as sanções já aplicadas contra o Irã
ESPECIAL: Relembre outros ataques contra o Irã
ESPECIAL: O programa nuclear do Irã
Uma equipe sênior da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) deverá buscar explicações nas conversações em Teerã para as informações da inteligência indicando que o Irã tem tentado pesquisar e desenvolver armas nucleares relevantes, afirmam diplomatas.
A missão da AIEA será liderada pelo vice-diretor geral Herman Nackaerts, chefe mundial das inspeções para salvaguardas nucleares, e incluirá Rafael Grossi, o diretor geral assistente para política.
"A equipe da agência vai ao Irã com um espírito construtivo e confiamos de que o Irã trabalhará conosco nesse mesmo espírito", disse em um comunicado Yukiya Amano, diretor geral da agência que tem sede em Viena.
"O objetivo geral da AIEA é resolver todas as questões substantivas pendentes", acrescentou o comunicado da AIEA, confirmando pela primeira vez a data da visita.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.