Al Qaeda divulga vídeo apoiando Primavera Árabe

A Al Qaeda divulgou uma mensagem em que o sucessor de Osama bin Laden na liderança do grupo, o egípcio Ayman al-Zawahiri, disse que o grupo apoiava a Primavera Árabe.

REUTERS

13 Setembro 2011 | 07h47

O vídeo de uma hora de duração foi divulgado para lembrar o 10o aniversário dos atentados de 11 de setembro de 2001, realizados pela Al Qaeda contra os Estados Unidos.

O serviço de monitoramento SITE, que rastreia comentários jihadistas, citou al-Zawahiri dizendo esperar que os protestos que derrubaram os líderes no Egito, na Tunísia e na Líbia estabeleceriam o que ele considerava ser o verdadeiro Islã.

O vídeo foi publicado em sites jihadistas na segunda-feira sob o título "O Amanhecer da Iminente Vitória", disse o SITE.

A Al Qaeda, que pediu a derrubada violenta dos governos seculares do mundo árabe, perdeu considerável relevância como resultado da insurgência política no Oriente Médio e a África do Norte.

O vídeo também incluiu uma mensagem, que a Al Qaeda disse ter sido gravada por Osama bin Laden antes de sua morte em maio por forças especiais dos EUA, em que alerta os norte-americanos contra "cair como escravos" ao controle de grandes corporações.

Antes dos eventos no domingo nos Estados Unidos para comemorar o 10o aniversário dos ataques de 11 de Setembro, autoridades alertaram para uma ameaça específica, "crível" mas não-confirmada aos norte-americanos, notavelmente em Nova York e Washington.

O SITE não mencionou qualquer ameaça específica em seu relato sobre o conteúdo do vídeo.

Mais conteúdo sobre:
ORMED ALQAEDA VIDEO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.