PUBLICIDADE

Ataques no Iraque deixam pelo menos 8 mortos e 15 feridos

Diferentes ataques ocorreram em vários pontos do Iraque, dizem fontes do Ministério do Interior e da polícia

Por EFE
Atualização:

Pelo menos 8 pessoas morreram neste domingo, 29, e e outras 15 ficaram feridas em diferentes ataques em vários pontos do Iraque, informaram fontes do Ministério do Interior e da polícia iraquianos.

 

As fontes explicaram à Agência Efe que seis pessoas morreram e outras dez ficaram feridas na explosão de uma bomba no sul de Basra, 550 quilômetros ao sul de Bagdá.

 

O ataque aconteceu enquanto as vítimas limpavam a rua de Hamdan, explicaram as fontes, que acrescentaram que um policial se encontra entre os mortos.

 

Em outro atentado, uma bomba explodiu quando um automóvel passava pelo centro de Basra, matando uma pessoa e ferindo outras três.

 

Em uma ação similar, uma explosão em Abu Khamis, 65 quilômetros ao nordeste de Bagdá, matou um civil e feriu outros dois.

 

Fontes policiais informaram ainda da tensa situação registrada no bairro de Al-Fadl, no centro de Bagdá, desde que um grupo de insurgentes sequestrou, neste sábado, um oficial do Exército e quatro soldados em resposta à detenção de um chefe tribal sunita.

 

Publicidade

Segundo o Ministério do Interior, agentes do Exército e da Polícia iraquianos negociam com os insurgentes - que acredita-se que pertençam aos chamados Conselhos de Salvação, que são milícias governamentais - para que libertem os sequestrados.

 

Os rebeldes, por sua vez, pedem a libertação do chefe dos Conselhos de Salvação neste bairro, Adil al-Mashhadani, assim como a de seu assessor, Suleiman Qaduri, que foram detidos no sábado por forças do Governo.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.