13 de outubro de 2010 | 09h02
A empresa norte-americana que operava o avião civil de carga, a National Air Cargo, disse que ele seguia rumo à base aérea norte-americana de Bagram, em Cabul, quando atingiu uma montanha entre 20 e 30 quilômetros a leste de Cabul.
Dezenas de soldados afegãos de uma base próxima foram mobilizados para realizar uma busca no local enquanto outros garantiam a segurança da área. Destroços do avião puderam ser vistos à distância, com fumaça preta sendo liberada da lateral da montanha onde o avião caiu.
Equipes de resgate transportavam os restos dos corpos dos tripulantes em sacos, caminhando longas distâncias para chegar às ambulâncias militares.
O avião estava operando no Afeganistão havia cerca de um mês, oferecendo apoio logístico às tropas lideradas pela Otan a partir da base aérea de Bagram até a província de Paktika, no sudeste do país, segundo um coronel do Exército afegão.
"Eu vi da base o avião em chamas, durante várias horas na noite passada", disse Abdul Hakeem, um soldado no local. Aparentemente, o avião havia se incendiado antes de cair, disse ele.
A causa do acidente ainda está sendo investigada, informou uma autoridade da aviação civil.
(Reportagem de Hamid Shalizi)
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.