Ban diz que Ahmadinejad irá a reunião da ONU sobre desarmamento

Secretário-geral do órgão diz que recebeu pedido de encontro bilateral do presidente iraniano

LOUIS CHARBONNEAU, REUTERS

13 de setembro de 2010 | 16h56

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, pretende participar na semana que vem de uma reunião da ONU destinada a retomar as negociações sobre o desarmamento global, disse nesta segunda-feira, 13, o secretário-geral da entidade, Ban Ki-moon.

Veja também:

linkDilma defende relação com Irã em encontro com comunidade israelita

linkAmericana aguarda pagamento de fiança para ser libertada no Irã

linkDiretor da AIEA critica decisão do Irã de vetar inspetores

A reunião, marcada para o dia 24, durante a sessão anual da Assembleia Geral em Nova York, ocorre após 12 anos sem atividades no único fórum multilateral para negociações do desarmamento, em Genebra.

"A agenda não foi firmemente estabelecida, mas entendo que ele (Ahmadinejad) vai participar da reunião de alto nível sobre desarmamento", disse Ban a jornalistas em sua entrevista coletiva mensal.

Ele acrescentou que recebeu um pedido de Ahmadinejad para marcar um encontro bilateral quando o presidente iraniano estiver em Nova York.

Uma fonte oficial dos EUA disse à Reuters em Washington que o presidente Barack Obama provavelmente não participará da conferência sobre desarmamento, pois no mesmo dia prevê estar numa reunião sobre o Sudão e em outros eventos.

A Conferência sobre o Desarmamento, que foi criada em 1978 pela ONU e reúne 65 países, com sede em Genebra, já negociou convenções sobre armas biológicas e químicas, mas não consegue realizar nenhum trabalho substancial desde 1998, porque seus membros não chegam a um acordo sobre as prioridades.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.