Caças sírios bombardeiam subúrbios no leste de Damasco

Caças sírios bombardearam subúrbios no leste de Damasco no domingo, continuando os ataques aéreos lançados contra bairros muçulmanos sunitas na capital desde o cessar-fogo intermediado pela ONU que deveria ter começado há dois dias, segundo ativistas da oposição.

Reuters

28 de outubro de 2012 | 12h22

Houve grandes explosões e enormes colunas de fumaça quando aviões de guerra fabricados na Rússia atingiram os subúrbios de Zamalka, Irbin e Harasta, disseram.

Um comunicado do Escritório de Mídia de Harasta, uma organização de ativistas, disse que eletricidade, água e as comunicações foram cortadas e que dezenas de feridos no Hospital Nacional de Harasta foram retirados enquanto o bombardeio se aproximava.

Os ativistas também relataram combates no subúrbio de Douma, no nordeste, onde combatentes do Exército Sírio Livre vinham atacando bloqueios de estradas.

Damasco é cercada por distritos sunitas que desempenharam um importante papel nos 19 meses de revolta contra o presidente Bashar al-Assad.

Assad é membro da seita minoritária alauíta, uma ramificação do islamismo xiita que domina a Síria, de maioria sunita, desde os anos 1960, quando oficiais alauítas assumiram o controle da junta militar que havia tomado o poder em um golpe.

(Reportagem de Khaled Yacoub Oweis)

Tudo o que sabemos sobre:
SIRIACACASDAMASCO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.