23 de outubro de 2012 | 14h48
Carros-bomba explodiram e morteiros foram lançados na região do bairro xiita de Shula, noroeste de Bagdá, matando oito pessoas e ferindo 28. Outra pessoa foi morta por um morteiro na região de Kadhimiya, disseram fontes da área médica e de segurança.
"Três carros bombas explodiram um após o outro, e nós começamos a ouvir gritos e berros", disse um policial que estava de patrulha em Shula. "Algumas paredes de casas caíram, e vidro foi estilhaçado por toda parte."
A violência no Iraque está bem abaixo do auge de derramamento de sangue de uma guerra sectária entre 2006 e 2007, porém afiliados da Al Qaeda e outros insurgentes islâmicos sunitas têm frequentemente mirado xiitas em uma tentativa de alimentar tensões entre comunidades sunitas e xiitas.
O número de mortos mensal em ataques de militantes por todo o Iraque dobrou em setembro, para 365, o número mais alto em mais de dois anos, com a maioria das vítimas mortas em ataques com bombas, de acordo com estatísticas do governo divulgadas este mês.
(Reportagem da Redação de Bagdá)
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.