
08 de novembro de 2010 | 10h38
Três pessoas morreram e dez ficaram feridas na explosão de um carro-bomba perto de um ônibus que transportava peregrinos iranianos na cidade sagrada xiita de Najaf, informou uma autoridade do setor de saúde do Iraque.
Horas antes, a explosão de outro carro-bomba havia matado sete pessoas em outra cidade sagrada xiita, Kerbala, perto de Najaf. Trinta e quatro pessoas foram feridas nesse atentado, ocorrido em uma das entradas de Kerbala, que abriga dois santuários xiitas. Quatro dos mortos eram peregrinos iranianos, segundo o dirigente do conselho provincial local, Mohammed al-Moussawi.
Os atentados ocorreram pouco antes de uma reunião parlamentar que poderia pôr fim a oito meses de impasse para a formação de um novo governo no Iraque.
Centenas de milhares de fiéis iranianos têm visitado os locais sagrados da religião desde 2003, quando a invasão do país, liderada pelos Estados Unidos, derrubou o ditador iraquiano Saddam Hussein, que reprimia as manifestações religiosas dos xiitas -- a maioria da população no Iraque.
As facções políticas iraquianas estão se preparando para uma reunião na capital da região curda, no norte do país, para tentar fechar um acordo para a formação de um novo governo de coalizão, depois que as eleições parlamentares de janeiro não resultaram em um claro vencedor.
(Reportagem de Aseel Kami)
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.