Choque entre polícia de Omã e manifestantes deixa dois mortos

Cerca de mil pessoas se reuniram pelo segundo dia consecutivo na cidade industrial de Sohar e foram dispersados pela polícia, que disparou gás lacrimogêneo e balas de borracha

Reuters,

27 de fevereiro de 2011 | 09h10

MASCATE - Neste domingo, 27, a polícia de Omã disparou gás lacrimogêneo e balas de borracha em manifestantes que atiravam pedras na cidade industrial de Sohar, duas pessoas foram mortas.

 

"Duas pessoas morreram depois que a polícia disparou balas de borracha no meio da multidão", uma testemunha, que não quis se identificar, disse à Reuters em Sohar. Outra testemunha disse que a polícia usou munição real, mas isso não pôde ser confirmado.

 

Segundo a agência AP, um policial teria confirmado que pelo menos uma morte teria ocorrido durante o confronto. A fonte também não quis se identificar por não estar autorizado a falar com a imprensa.

 

Protestantes exigiam reformas políticas após instabilidade se espalhar pelos países árabes.

 

O sultão Qaboos bin Said, na tentativa de aliviar as tensões no estado do Golfo Árabe normalmente calmo, reformulou seu gabinete neste sábado, trocando seis ministros. Mudanças vieram uma semana após cerca de 300 manifestantes se reunirem em Mascate exigindo uma reforma política.

 

Testemunhas disseram que pelo menos 1.000 manifestantes se reuniram pelo segundo dia consecutivo em Sohar, no domingo antes dos confrontos começarem.

 

Protestos também foram ocorrendo em Salalah, no sul do país, onde manifestantes estão acampados desde sexta-feira nos arredores do escritório de um governador provincial.

 

Após os confrontos em Sohar, a polícia se afastou do protesto, mas uma testemunha identificada apenas como Mohammed disse que a multidão, alguns dos quais transportando gasolina e fósforos, se dirigiram para uma delegacia. Helicópteros sobrevoavam a região.

 

Testemunhas disseram que pelo menos oito pessoas ficaram feridas na confusão, mas não havia nenhuma palavra sobre a gravidade dos ferimentos. Bloqueios foram criados em uma estrada que liga Sohar e Mascate, segundo informações.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.