Começam as eleições parlamentares do Egito

Como favorito na eleição está o governante do grupo político do presidente Hosni Mubarak; Irmãos Muçulmanos são a segunda opção dos eleitores

Efe ,

28 de novembro de 2010 | 04h57

CAIRO - Os colégios eleitorais do Egito abriram neste domingo, 28, às 8h(horário local, 4h de Brasília) para receber os votos do pleito parlamentar, aos quais concorrem 5.064 candidatos.

Nesta votação, que será seguida, se necessário, de um segundo turno em 5 de dezembro, as divisões administrativas, nas quais a cadeira não seja coberta com a metade mais um dos votos, devem ser preenchidos 508 postos da Câmara Baixa do Parlamento.

 

Parte como favorito o governante do Partido Nacional Democrático, o grupo político do presidente Hosni Mubarak, no poder desde 1981, que apresentou quase um 832 de candidatos oficiais, mas muitos mais como independentes.

 

Como segunda força política estão os Irmãos Muçulmanos, um grupo ilegalizado em 1954, mas semitolerado pelo regime e que na Câmara Baixa tinha um quinto das cadeiras.

 

A oposição e organizações de direitos humanos expreONGs locais se queixaram que não receberam as autorizações oficiais para poder contar com observadores nos centros de votação e de cômputo.ssaram seu temor que o pleito não seja livre nem limpo, apesar da insistência das autoridades no contrário.

Não se permitiu a presença de observadores internacionais e várias

Tudo o que sabemos sobre:
Eleições, Egito, parlamentares

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.