Conversações sobre questão nuclear iraniana serão na semana que vem, diz Irã

O Irã e as grandes potências vão manter conversações nucleares multilaterais e bilaterais nos próximos dias em Viena, anunciou o Ministério das Relações Exteriores iraniano nesta quarta-feira, menos de dois meses antes do prazo limite para que um acordo encerre a disputa.

REUTERS

08 de outubro de 2014 | 09h07

Uma fonte diplomática na capital austríaca, onde o Irã e as seis potências mundiais têm mantido uma série de reuniões desde o início deste ano, disse que a próxima rodada deve ocorrer nos dias 14 e 15 de outubro, mas que não iria incluir todos os sete Estados envolvidos no diálogo.

Autoridades iranianas de alto escalão disseram que o Irã provavelmente vai manter conversações bilaterais com os Estados Unidos em Viena e, em seguida, realizar uma sessão completa com as seis potências em novembro. A data prevista para um acordo abrangente é 24 de novembro.

As negociações entre o Irã e os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha, buscam resolver o impasse de mais de uma década sobre o programa nuclear iraniano, que o governo do Irã diz ter finalidade pacífica, mas o Ocidente suspeita que possa ter fins militares.

Tudo o que sabemos sobre:
IRANUCLEARCONVERSACOES*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.