Conversas sobre acordo nuclear com Irã devem ocorrer em fevereiro em NY

A primeira rodada de conversas entre o Irã e seis potências mundiais sobre um acordo de longo prazo para Teerã conter partes de seu programa nuclear em troca da suspensão gradual de sanções deve ocorrer no mês que vem em Nova York, disseram autoridades ocidentais nesta segunda-feira.

Reuters

27 de janeiro de 2014 | 14h55

"(Estamos) esperando pelo anúncio oficial, que deve ser logo", declarou uma fonte ocidental à Reuters sobre os planos para sediar as conversas em meados de fevereiro nas Nações Unidas. "Uma das razões de ser em Nova York é a infraestrutura da ONU, semelhante à de Genebra".

Outra autoridade do Ocidente confirmou os comentários da fonte.

Na semana passada, os Estados Unidos e a União Europeia começaram a pôr em prática o prometido alívio das sanções para o Irã no tocante à exportação de petróleo, ao comércio de metais preciosos e às peças automotivas, parte do acordo nuclear assinado em novembro que entrou em vigor em 20 de janeiro, disseram autoridades norte-americanas.

Em troca dos passos que Teerã deu para deter suas atividades de natureza nuclear mais sensíveis, a Casa Branca disse que EUA, Grã-Bretanha, França, Alemanha, Rússia, China e UE "seguirão adiante com nosso comprometimento de começar a fornecer o modesto alívio das sanções acordado com o Irã".

(Reportagem de Louis Charbonneau e Justyna Pawlak)

Tudo o que sabemos sobre:
IRANEGOCIACAOACORDOFINAL*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.