Ross Colvin/Reuters
Ross Colvin/Reuters

Duas bombas caem em Bagdá durante visita de vice de Obama

Biden está no país desde a manhã desta terça-feira para se reunir com autoridades do governo iraquiano

Efe

15 de setembro de 2009 | 14h02

Duas bombas caíram nesta terça-feira, 15, na Zona Verde de Bagdá durante uma visita do vice-presidente dos Estados Unidos, Joseph Biden, disseram fontes do Ministério do Interior iraquiano. Ainda não há informações sobre vítimas.

 

Veja também:

Jornalista que atirou sapato em Bush é libertado

As fontes informaram à Agência Efe que um dos foguetes caiu perto da Embaixada dos Estados Unidos em Bagdá, enquanto o outro caiu em um lugar próximo à ponte que liga a Zona Verde ao bairro de Al-Karrada.

 

Biden começou hoje sua terceira visita ao Iraque em nove meses. A viagem, não informada anteriormente, tem como meta mostrar que a administração do presidente Barack Obama mantém seu foco na guerra no Iraque.

A Casa Branca anunciou a viagem, a terceira de Biden ao país neste ano, como uma chance para o vice-presidente se reunir com vários líderes iraquianos, tanto em Bagdá quanto na região semiautônoma curda, no nordeste do país, onde a violência continua forte.

O vice deve se reunir com o presidente iraquiano, Jalal Talabani; o primeiro-ministro do país, Nouri al-Maliki e outras autoridades. Biden também se encontrará com membros da missão das Nações Unidas no país e foi enviado por Obama para que possa fornecer "informação constante e de alto nível" sobre a evolução da situação no Iraque.

O governo iraquiano vem se esforçando para demonstrar que é capaz de proteger a população após a retirada de soldados norte-americanos das áreas urbanas, há quase dois meses. No entanto, uma recente série de atentados nas grandes cidades e regiões afastadas tem gerado questionamentos sobre a capacidade das autoridades de enfrentarem o desafio.

Tudo o que sabemos sobre:
BagdáIraqueBidenbomba

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.