
23 de novembro de 2011 | 15h12
Arqueólogos israelenses disseram na quarta-feira que encontraram moedas antigas que derrubam velhas crenças sobre a origem do Muro das Lamentações, em Jerusalém, um dos locais mais sagrados do Judaísmo.
Durante séculos, muitos pensaram que o muro havia sido construído pelo rei Herodes - que, na tradição cristã, também é considerado infame por seus esforços de caçar o menino Jesus na história original do Natal.
Os arqueólogos, no entanto, afirmaram ter encontrado moedas enterradas sob as fundações do muro cunhadas 20 anos após a morte do rei Herodes em 4 a.C., indicando que a estrutura foi finalizada por seus sucessores.
O achado acarretará numa reavaliação por parte dos guias turísticos da cidade.
"Todo guia turístico...que lida com a história de Jerusalém" responde "Herodes" quando perguntado sobre quem construiu o muro, disse a Autoridade de Israel para as Antiguidades em um comunicado.
"Essa parcela de informação arqueológica ilustra o fato de que a construção das paredes do Monte do Templo e o Arco de Robinson (adjacente) foi um projeto enorme que durou décadas e não estava finalizado durante a vida de Herodes", acrescentou a Autoridade.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.