Estados Unidos entregam ao Iraque antigos aliados de Saddam

Foram entregues 55 ex-funcionários do antigo regime, entre eles, o ex-vice-premiê

PUBLICIDADE

Por AE-AP
Atualização:

Os Estados Unidos entregaram nesta semana ex-integrantes do governo deposto de Saddam Hussein, no Iraque. Entre os ex-prisioneiros, o principal é o ex-vice-primeiro-ministro do país, Tariq Aziz. Ele foi a autoridade iraquiana mais alta capturada nas semanas seguintes à invasão norte-americana, em 2003. Também foram entregues nesta semana os ex-ministros locais do Petróleo e da Cultura.

 

PUBLICIDADE

Veja também:especialEspecial: Guerra do Iraque: do início ao início do fim

"Até agora, recebemos 55 ex-funcionários do antigo regime. O principal é Tariq Aziz", disse o vice-ministro da Justiça, Busho Ibrahim, nesta quarta-feira. O anúncio foi feito um dia antes de as autoridades dos EUA transferirem ao governo iraquiano a administração de Camp Cropper, a última prisão sob controle americano no país.Único cristão do regime majoritariamente sunita de Saddam, Aziz tornou-se conhecido internacionalmente como defensor do ditador e um forte crítico dos Estados Unidos. Ele se tornou ministro de Relações Exteriores após a invasão do Kuwait em 1990, o que levou à Guerra do Golfo.

 

Mais tarde, ocupou o cargo de vice-primeiro-ministro e representou o país em missões diplomáticas. Apesar de inocentado em julgamento, Aziz foi condenado a 15 anos de prisão por sua participação na execução, em 1992, de 42 mercadores acusados de obter lucro.SoberaniaA transferência representa um passo importante na restauração da soberania total do Iraque enquanto os militares norte-americanos se preparam para retirar suas forças do país até o final do próximo ano. Mas também levanta preocupações sobre o futuro de Aziz e de outros prisioneiros nas mãos de um governo cujo ódio ao regime anterior não diminuiu mesmo sete anos após a queda de Saddam. Os militares dos Estados Unidos disseram que cerca de 200 detidos permanecerão sob custódia norte-americana, dentre eles oito ex-integrantes do regime, a pedido do governo iraquiano. O vice-ministro da Justiça Busho Ibrahim disse que 26 pessoas foram entregues na segunda-feira e que outras 29 foram transferidos para o governo iraquiano dez meses atrás.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.