PUBLICIDADE

EUA anunciam negociação indireta entre palestinos e Israel

É o 1º diálogo entre as duas partes em 14 meses; Biden e enviado americano visitam região nos próximos dias

Por Efe
Atualização:

O governo dos Estados Unidos assegurou nesta segunda-feira, 8, que as autoridades israelenses e palestinas aceitaram manter negociações indiretas de paz moderadas pelo enviado especial do país no Oriente Médio, George Mitchell.  São as primeiras negociações após quatorze meses de interrupção, quando a ofensiva israelense em Gaza colocou fim as conversas iniciadas na Conferência de Annapolis no final de 2007.  Veja também:

linkPara palestinos, negociação indireta é última chance de paz

PUBLICIDADE

Israel autoriza construção de 112 novos apartamentos

"Estou contente com o fato de as autoridades israelenses e palestinas terem aceitado as conversas indiretas", disse Mitchell, em comunicado divulgado pelo departamento de Estado em Washington.

O representante americano, que visitará a região pna semana que vem para impulsionar as negociações de paz, afirmou ter começado a discutir a "estrutura e o alcance" dessas negociações com ambas as partes, e garantiu que voltará na próxima semana, para continuar suas conversas com israelenses e palestinos.

Mitchell, que não anunciou uma data para o início do diálogo indireto, manifestou a esperança do Governo dos EUA de que essas conversas "levem o mais rápido possível ao começo de negociações diretas".

"Também encorajamos novamente às partes envolvidas para que se abstenham de qualquer declaração ou atitude que possa aumentar a tensão ou prejudicar o resultado dessas conversas", acrescentou Mitchell, ao anunciar o que pode ser classificado como o primeiro êxito da diplomacia americana neste conflito durante o mandato de Obama.

Publicidade

O apelo foi feito após a divulgação de que Israel autorizou a construção de 112 novas casas em um assentamento judeu na Cisjordânia, o que levou o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, a questionar a disposição do governo israelense a dialogar com os palestinos.

A Organização para a Libertação da Palestina (OLP) aceitou formalmente no domingo iniciar negociações de paz indiretas com Israel.

O anúncio de Mitchell também acontece no mesmo dia em que o vice-presidente dos EUA, Joe Biden, chegou ao Oriente Médio para se reunir com as autoridades israelenses e palestinas e com outros líderes da região.

A realização das negociações indiretas foram respaldadas na quarta-feira pelo Comitê da Iniciativa Árabe - a oferta de paz proposta a Israel pela Liga Árabe em 2002 e 2007 -, cujos membros deram a Abbas um tempo de quatro meses.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.