
11 de agosto de 2010 | 10h38
TEERÃ - O chefe de Estado do presidente do Irã, Esfandiar Rahim Mashaie, disse nesta quarta-feira, 11, que os EUA precisam começar a mudar sua política externa, referindo-se a um dos pontos de apoio do presidente americano, Barack Obama, durante sua campanha eleitoral.
As declarações de Mashaie foram transmitidas pela Irna, agência estatal iraniana. Ele disse que Obama e a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, têm diferenças sobre suas opiniões diplomáticas e que não se sabe quem realmente toma as decisões no país.
Sobre as conversas entre os EUA e o Irã, ele disse que o presidente Mahmoud Ahmadinejad já anunciou repetidamente que está pronto para negociar com seu homólogo americano. O chefe de Estado ainda reiterou que as autoridades americanas têm medo de negociar com a República Islâmica na frente da comunidade internacional.
Mashaie ainda disse que em relação ao controvertido programa nuclear do Irã, seu país não abandonará seus "direitos inalienáveis assegurados pelo Tratado de Não-Proliferação Nuclear".
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.