Exército de Israel 'se prepara' para deter barco de ajuda a Gaza da Líbia

Cargueiro com ajuda para Gaza tem até a noite de hoje para mudar seu rumo

Estadão.com.br

13 de julho de 2010 | 11h56

JERUSALÉM - O Exército de Israel "começou os preparativos" para deter o barco de ajuda líbia destinado a Gaza se este tentar forçar o bloqueio marítimo do território palestino, indicou nesta terça-feira, 13, um porta-voz militar de Israel, de acordo com informações da agência de notícias AFP.

 

Veja também:

lista Veja as novas regras do bloqueio de Gaza

 

"O exército começou seus preparativos para deter o barco se este tentar violar o bloqueio marítimo", declarou à AFP o porta-voz, e apontou que o exército israelense havia "feito contato" com o barco líbio.

 

Segundo um representante da Fundação Kadhafi a bordo do barco, as autoridades israelenses deram prazo de até a meia noite de terça para mudar o rumo do cargueiro "Amalthea", com bandeira Moldova e que zarpou da Grécia.

 

"As autoridades israelenses nos deram prazo de até esta noite a meia noite para mudarmos a direção para o porto (egípcio) de Al Arich. Senão, ameaçam capturar o barco com sua armada de guerra", indicou à AFP Machllah Zwei, contactado por telefone.

 

Segundo Zwei, o comandante do cargueiro respondeu "que o tema será estudado pelos responsáveis pelo barco antes de dar uma resposta".

 

Ao meio dia (horário local), o barco se encontrava a cerca de 240 km da Faixa de Gaza e tinha da Faixa de Gaza e tinha previsto chegar à costa na quarta-feira de manhã, de acordo com Zwei.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.